Praias de Santos: análise, fotos, o que fazer, mapa

As Praias de Santos se estendem ao longo de 7 km, que formam na realidade uma única praia, com uma única enseada, diferente das outras cidades da Baixada Santista. Os canais de Santos que delimitam alguns bairros de Santos, também acabam dividindo a praia em 7 praias diferentes, que recebem os nomes dos bairros da cidade.

As praias da cidade de Santos tem o maior jardim de orla do mundo, e um dos mais bonitos.

Outro grande ponto positivo da cidade, é que em todas praias se encontram vários chuveirinhos.




O site Top Santos seleciona o melhor de Santos-SP, mas como em Santos só temos 7 praias, todas são as melhores praias de Santos:

  • Praia do José Menino – Da divisa de São Vicente até Canal 1
  • Praia da Pompéia – Do Canal 1 ao Canal 2
  • Praia do Gonzaga – Do Canal 2 ao Canal 3
  • Praia do Boqueirão – Do Canal 3 ao Canal 4
  • Praia do Embaré – Do Canal 4 ao Canal 5
  • Praia da Aparecida – Do Canal 5 ao Canal 6
  • Ponta da Praia – Do Canal 6 ao Canal 7

Águas das Praias de Santos são Naturalmente Escuras

Embora as praias em Santos sejam, normalmente mais poluídas que as do litoral do norte devido a maior urbanização da cidade, já são mais pessoas morando em Santos que nas demais cidades, a cor da água do mar de Santos não é resultado de poluição, e sim uma condição natural do mar de Santos.

Santos apesar de gerar mais poluição também tem um ótimo tratamento de esgoto, e o programa onda limpa da Sabesp, tem melhorado cada vez mais isso. Atualmente é menos comum ver as praias de Santos como impróprias.

Vamos agora ver como são as praias de Santos, confira algumas fotos e análise das praias.

Praia do José Menino

Embora as praias de Santos derivem de uma unica praia, como já dissemos, a praia do José Menino em Santos tem uma tendencia melhor para ondas, exatamente por isso, é a praia favorita de surfistas.

Sua extensão percorre da divisa de São Vicente até o Canal 1 onde fica o Emissário Submarino de Santos. O monumento de Tomie Ohtake no Emissário Submarino, também ficou bem conhecido na cidade.

No emissário submarino de Santos tem uma pista de skate, muitas pessoas andam também de bicicleta ou patins no local. O quebra-mar oferece uma visão linda do pôr-do-sol.

Para mais fotos da praia do José Menino? clique aqui.

Praia Jose Menino em Santos

Praia da Pompéia

Muitos a chamam de praia do José Menino, considerando que está vá da divisa até o canal 2, mas na verdade entre o canal 1 e canal 2, é a praia da Pompéia. Isso ocorre porque o bairro da Pompéia é novo, foi oficialmente declarado em 1998

A praia da Pompéia também é boa para o Surf, tendo inclusive um monumento em homenagem ao surf. A prefeitura mantém também uma escolinha de surf, que ensina o surf para crianças.

Praia da Pompeia em Santos

Praia do Gonzaga

A Praia do Gonzaga, vai do canal 2 ao canal 3, bem no seu centro tem a avenida Ana Costa, provavelmente a avenida mais importante da cidade. Devido a alta concentração de hotéis, essa praia é a que mais contém turistas.

O Gonzaga é uma área nobre de Santos, saindo da praia você encontra vários restaurantes, shoppings, diversas lojas para compras.

Mesmo fora do verão, é extremamente difícil encontrar uma vaga para estacionar, e os estacionamentos próximos a praia são bem caros.

Para mais fotos da praia do Gonzaga em Santos, clique aqui.

Praia do Gonzaga em Santos

Praia do Boqueirão

A Praia do Boqueirão, vai do canal 3 ao canal 4, talvez a segunda praia de Santos mais frequentada por turistas, aos Sábados tem uma feirinha de artesanato com algumas barraquinhas de lanches, na orla também tem a Gibiteca de Santos com eventos gratuitos.

Praia do Boqueirao

Praia do Embaré

A Praia do Embaré percorre do canal 4 ao canal 5, fica em frente a igreja do Embaré, marco importante da cidade de Santos. A praia também tem um parquinho que sempre é mantido bem cuidado.

Praia do Embaré

Praia da Aparecida

Vai do canal 5 ao canal 6, próximo a ela fica o maior Shopping de Santos. Além do shopping, tem a fonte do Sapo é legal para as famílias, as crianças ali andam de skate, patins e bicicleta.

Praia da Aparecida - Fonte do Sapo

Ponta da Praia

Percorre do canal 6 ao canal 7. Quase não possui mais areia, portanto para quem gosta de pegar sol, não é a melhor opção. A praia contem muito das famosas muretas de Santos, é uma região legal para relaxar e observar o mar, os navios, alguns gostam de pescar ali.

Ponta da Praia em Santos

O que fazer nas praias de Santos?

Além é claro de tomar sol, relaxar, tomar banho do mar, a praia é ótima para quem gosta de esportes, futebol, minitênis, volei, futevôlei, basquete, slackline, tamboréu, frescobol, etc.

Mas o que muitos não sabem é que existem alguns horários para se praticar alguns esportes, isso por causa da grande lotação que a praia fica, principalmente fim de semana e férias.

O tamboréu e o minitênis podem ser praticados até 11h e após as 16h. Mas após as 16h, as quadras deverão ser montadas sem atrapalhar os “campos ” de futebol. O voleibol, futevôlei, basquete e beach tênis estão liberados.

O futebol de dezembro a fevereiro e aos fim de semana e feriados, precisam respeitar os horários que são até as 09:00 e depois das 18:00 (os campos podem iniciar a montagem a partir das 17:30).

Mapa das Praias de Santos

Mapa das Praias de Santos
Mapa das Praias de Santos

Atualizado: 23/06/2017

Balneabilidade e Qualidade das Praias em Santos

Confira também: a qualidade e balneabilidade do mar das praias da cidade de Santos para banho

Outros artigos: O que fazer em Santos? Turismo e Passeios na cidade

Melhores Praias do Estado de São Paulo

Praias de São Vicente

 

Check this article in English:

Santos Beach – review, pics, what to do.