Praias de São Vicente

As Praias de São Vicente totalizam 6, são elas: Praia do Itararé, Praia dos Milionários, Praia de São Vicente (mais conhecida como Praia do Gonzaguinha), Praia de Paranapuã, Praia de Itaquitanduva e Prainha Porta do Sol.

As praias da cidade de São Vicente oferecem na maioria boa infraestrutura ao redor, com boas opções de compra, refeição e estadia (hotéis e pousadas). As praias mais movimentadas também contam com chuveirinhos instalados.

Aqui vai a lista das seis praias de São Vicente:




  • Praia do Itararé
  • Praia dos Milionários
  • Praia de São Vicente (Praia do Gonzaguinha)
  • Praia de Paranapuã
  • Praia de Itaquitanduva
  • Prainha Porta do Sol

 

Águas das Praias de São Vicente são Naturalmente Escuras

Assim como as praias de Santos, as praias de São Vicente normalmente tem, a cor da água do mar um pouco mais escura, e geralmente não é um sinônimo de poluição..

Vamos agora ver como são as praias de São Vicente, confira algumas fotos e análise das praias.

 

Praia do Itararé

A Praia do Itararé é a mais movimentada da cidade e com uma extensão de 2.400 metros, é também a maior praia de São Vicente, indo da Ilha Urubuqueçaba até a Ilha Porchat.

Recebendo turistas durante o ano inteiro, a praia está repleta de quiosques que oferecem petiscos, sucos, bebidas alcoólicas, sanduíches, agradando a todas idades e para os mais jovens é um point até a noite.

Além dos quiosques, também podemos encontrar por perto padarias, restaurantes, supermercados e comércio em geral. A Praia também tem boa calçada e equipamentos para exercícios.

A praia é a mais segura de São Vicente, especialmente das 06:00 as 21:00 principalmente durante a temporada com o policiamento reforçado.

Praia do Itararé em São Vicente
Praia do Itararé

 

Praia do Milionários

A Praia dos Milionários fica junto as pedras da Ilha Porchat, e as águas são extremamente calmas, a praia oferece uma bela paisagem.

É possível pescar, alugar barcos para passeios ou mergulhos. Mas a praia não é muito indicada para banhos de sol, pois a faixa de área é bem pequena, e para banho muitas vezes está imprópria, verifique a balneabilidade do mar antes de mergulhar.

Praia dos Milionários em São Vicente
Praia dos Milionários em São Vicente

 

Praia de São Vicente (Gonzaguinha)

A Praia de São Vicente, conhecida popularmente como Praia do Gonzaguinha, possui 800 metros de extensão, iniciando-se na Praia dos Milionários indo até a Biquinha.

A praia possui bastante quiosques, hotéis e comércio em geral por perto, sua faixa de areia é curta, o mar costuma ser bem calmo, o que seria ótimo para o banho, mas infelizmente em boa parte do ano a água está imprópria para o banho.

Praia de São Vicente, conhecida também como Praia do Gonzaguinha
Praia de São Vicente (Praia do Gonzaguinha)

 

Praia de Paranapuã (Praia das Vacas)

A praia de Paranapuã conhecida popularmente como Praia das Vacas, possui 600 metros e fica na encosta do Morro do Japuí.

O acesso a praia tem que ser feito de carro pela Avenida Eng. Saturnino de Brito, esquerda da saída da Ponte Pênsil, no sentido Centro-Japuí.

A Praia é de acesso um pouco escondido, por isso é pouco frequentada.

Praia Paranapuã - Praia das Vacas
Praia Paranapuã (Praia das Vacas)

 

Praia do Itaquitanduva

A praia do Itaquitanduva pertence ao Parque Estadual Xixová-Japuí, contendo 300 metros dos 900 do parque.

Como seu acesso é difícil, a praia é bem preservada, é muito bonita sendo geralmente muito frequentada por aventureiros e surfistas. Seu acesso é feito por meio de uma trilha pela mata.

Mas eventualmente existe alguns consumidores de drogas (principalmente fora da temporada), o que pode afastar algumas famílias.

A praia é um perfeito passeio para relaxar, descansar e aproveitar a beleza da natureza.

Itaquitanduva - Praias de São Vicente
Itaquitanduva – Praias de São Vicente

 

Prainha Porta do Sol

Fica ao lado da Praia das Vacas, a prainha Porta do Sol é a menor praia de São Vicente, com apenas 100m de extensão.

A praia pertence a marinha e é fechada ao acesso publico.

Prainha Porta do Sol em São Vicente
Prainha Porta do Sol em São Vicente

 

O que fazer nas praias de São Vicente?

O obvio de toda praia é tomar sol, tomar banho do mar, relaxar, mas a praia é ótima também para quem gosta de esportes, futebol, voleibol, futevôlei, mini tênis, slackline, frescobol, tamboréu, basquete, etc.

Mas existem alguns horários para se praticar alguns esportes, seguindo a Lei 2542-A de 2010, sendo aplicadas de Novembro a Fevereiro nos horários 9h e após às 17h, nos fim de semana, férias e feriados.

Nos demais horários os esportes ficam liberadas nas praias de  São Vicente.

 

Mapa das Praias de São Vicente

Mapa das Praias de São Vicente
Mapa das Praias de São Vicente

Artigo atualizado: 27/06/2017

 

Outros artigos: Praias de Santos: análise, fotos, o que fazer, mapa

Melhores Praias do Estado de São Paulo