SEO: H1, H2, H3, use as heading tags corretamente

As Heading Tags (H1, H2, H3 …) são utilizadas para definir cabeçalhos nos textos HTML, mas não é só isso eles tem extrema importância em SEO (otimização de sites para buscadores). Normalmente são utilizadas do H1 até o H6.

O H1 não deve ser utilizado mais de uma vez,o H2, H3, H4 e outros devem ser utilizados com moderação, vai depender do tamanho do texto, a forma correta de se utilizar essas tags, é a forma que organize melhor seu texto.

Normalmente as tags H1, H2 e H3 dão conta de qualquer texto e já são o suficiente, mas você pode usar as headings tags subsequentes.

 

Como usar as Heading tags otimizadas em SEO

A Tag H1 é a mais importante, ela deve ser o resumo do que o visitante irá encontrar no texto, normalmente tem conteúdo bem parecido com o title (titulo) da pagina, alguns utilizam a tag H1 idêntica ao título.

Para escrever uma boa Tag H1, pense no visitante que acaba de entrar na sua página, a Tag H1 deve informar de forma clara, o que o visitante encontrará no texto.

A Tag H2 é o subtítulo, normalmente utilizado para delimitar subtópicos da H1, a tag H3 representam os subtópicos da H2, as demais Tags também seguem a mesma lógica.

Como essas tags tem mais importância no SEO, tente utilizar algumas palavras chaves (keywords) nelas.

 

Exemplos de utilização das Head tags H1, H2 e H3

Como exemplo de utilização tags H1, H2 e H3, vou utilizar um pouco da geografia do Brasil.

Entre uma Tag e outra, o ideal é sempre existir textos.

 

<H1>Brasil</h1>

<H2>Estado de São Paulo</H2>

<H3>São Paulo</H3>

<H3>Santos</H3>

<H4>Bairro Gonzaga</H4>

<H4>Bairro José Menino</H4>

<H4>Bairro Boqueirão</H4>

<H4>Bairro Aparecida</H4>

<H3>São Vicente</H3>

<H3>Praia Grande</H3>

<H2>Estado do Rio de Janeiro</H2>

<H3>Rio de Janeiro</H3>

<H3>São Gonçalo</H3>

<H3>Duque de Caxias</H3>

 

Observe que no exemplo acima, a cidade de Santos está dentro da Tag H2 que é o estado de São Paulo, que por sua vez, está dentro da Tag Brasil que representa todo assunto da pagina, no caso de Santos, o texto ainda teria os barrios (subcapítulos) de Santos.

 

Heading tags em SEO

Dentro do SEO as heading tags, seguem a importância de acordo com a imagem abaixo, por padrão as tags mais importantes tem tamanhos maiores, o que também ajuda na organização dos textos.

Heading tags SEO
Heading tags SEO

 

Podemos concluir que para usar as heading tags corretamente em SEO, é simples, basta utiliza-los de forma lógica e se possível inserir algumas palavras chaves (keywords) para impulsionar o poder SEO deles.

 

Leia mais sobre SEO e a ordem de importância do SEO on-page, aqui.