SEO: Link building interno

Links constituem o PageRank, cada link é um voto para uma pagina. Isso vale tanto para links externos que vão para sua pagina, como os links internos da sua pagina, que chamamos de link building interno.

Em otimização de sites, quando se trata de links, muitos (incluindo especialistas em SEO), focam muito em links externos e acabam se esquecendo ou não dando a devida importância ao link building interno do site.

Pode-se seguir alguns padrões para a criação de link building interno do site, mas não existe uma formula única e perfeita, até porque depende muito da estrutura do seu site.

A imagem abaixo demostra um padrão legal para encaixar o seu site, na parte pagina inicial e pagina 1, 2…

É bem por ai, mas indo mais a fundo na pagina dos posts (que podem ser paginas), tem que se interligar conforme existir realmente a ligação entre os posts. Se o assunto de um post/pagina X, tiver relação com o post/pagina Y, faça a interligação entre eles.

SEO: Link Building Interno
Otimização de Sites (SEO): Link Building Interno

O que pouco percebo ser comentado na internet, é a relevância do link, o Google está se aperfeiçoando cada vez mais em identificar, por exemplo, links de um menu, com isso, parece que internamente no site, o Google dará mais importância, a links dentro do texto, do que links encontrados no menu.

Para ajudar o Google a identificar os menus do site, também pode ser utilizado o schema, como por exemplo, o schema SiteNavigationElement que utilizamos no TopSantos.

O Schema WebPage tem o atributo significantLink, que também pode ajudar o Google, informando-o que e link com esse atributo é o mais importante link da página.

Criando uma estrutura sólida de link building interno, você certamente conseguirá uma melhor otimização de seu site (SEO), e melhorará o posicionamento no Google, Yahoo e Bing.

Leia mais sobre SEO (otimização de sites) aqui.