SEO: Links NoFollow – O que são? Como e quando usar? Passam PageRank?

Dentro do SEO os links NoFollow tem teoricamente, a função impedir a passagem de PageRank para as paginas destinos do link.

Esse artigo vamos de forma resumida abordar tudo sobre links nofollow.

Como funciona o NoFollow?

Se em nosso site TopSantos, temos por exemplo 4 links normais (dofollow), um link para o SiteA, um para o SiteB, outro para o SiteC e outro para o SiteD.

Nessa situação, estamos passando 25% de juice (PageRank) para cada um dos sites.

Vamos supor que o SiteD, por algum não queremos passar Juice (PageRank) e colocamos o link como NoFollow, na teoria a partir desse momento, estamos passando 25% de Juice (PageRank) para cada um dos Sites A, B e C, o site D não receberá nenhum Juice e esses 25% são simplesmente jogados fora.

Mas isso é na teoria na pratica acreditamos que algum Juice é sim passado para o SiteD, mesmo com o Nofollow (falaremos mais no fim do artigo).

Quando usar?

A tag nofollow, deve ser usada quando temos um link para uma página que não confiamos, não sabemos muito a respeito, quando se trata de link patrocinado (propaganda), ou por algum motivo não queremos passar PageRank para pagina destino.

O segundo caso, é comum quando permitimos comentários de visitantes em nosso site/forum/blog, nesse caso links dos visitantes devem ser nofollow.

Não devemos utilizar na linkagem interna de nosso site, porque sempre queremos passar PageRank da pagina origem para pagina destino do link.

Como usar?

A síntese HTML para os links nofollow, tem o atributo rel=”nofollow”

Exemplo: Esse é um link normal: <a href=”http://www.garlicdecor.com.br”>www.garlicdecor.com.br</a>

Este é um link nofollow: <a href=”http://www.garlicdecor.com.br” rel=”nofollow”>www.garlicdecor.com.br</a>

Links NoFollow não passam nada de Link Juice (PageRank)?

SEO Links NoFollow
Links NoFollow passam link juice em SEO?

Quase todos na internet falam que realmente não passa juice nenhum, que os links nofollow em termos de SEO para o destinatário são inúteis.

Porém não acreditamos nisso, todos profissionais de SEO sabem, que até mesmo citações de marca e nome de site/empresa, tem valor para SEO (obviamente menor que um link DoFollow, mas que tem valor), porque os links nofollow não teriam algum valor?

Se links nofollow, não tem valor nenhum, então porque o Google Search Console, mostra alguns links nofollow, no meio das listas de links que nossos sites recebem? Não são todos links nofollow que aparecem, mas alguns (provavelmente os mais relevantes) aparecem.

Acredito que os links NoFollow passam ao menos 5% a 10% de Juice que um link DoFollow passaria, na internet encontrei outros autores com opinião similar, e pesquisando mais a fundo, encontrei em um livro famoso de SEO, com autor que pensa o mesmo.

No livro “SEO Fitness Workbook 2016”, encontrei opinião similar a minha do autor importante na área de SEO, Jason McDonald na pagina 116:

“A primeira impressão é que os links nofollow não ajudam em nada o SEO. Esta é a posição oficial do Google e comumente posição na comunidade SEO. No entanto, (há sempre um no entanto em SEO), minha opinião é que nofollow links realmente contam, e pode ajudar seu SEO.

Pense em links como um portfólio de ações: você quer diversidade em seus links – alguns NoFollow, alguns DoFollow, alguns no formato HTTP, alguns com o nome da sua empresa/site, alguns com palavras-chave.

Nofollow links são como “penny stocks” – um por um, não vale muito, mas na sua totalidade, podem ser valiosos.

Google, provavelmente desvaloriza o peso dos links nofollow em torno de 90% ou 95%, mas eles ainda parecem ter algum peso.” (MCDONALD, 2016, p.116).

Mas fique atento, não é porque links nofollow tem algum valor, que você irá abusar da utilização deste, muito pelo contrário, links nofollow são uma bandeira amarela em SEO, o Google não irá te punir se você tiver links nofollow, mas se você exagerar demais nisso, será punido.

Leia mais sobre Otimização de Sites (SEO) em Santos.