O jardim da orla das praias de Santos são o maior do mundo. A orla passa por 7 bairros que dão nomes as praias: Aparecida, Boqueirão, Embaré, Gonzaga, José Menino, Pompeia e Ponta da Praia.
O jardim da orla de Santos foi tombado pelo patrimônio histórico, e em 2000, ingressou no seleto livro de records, o Guinness Book of Records, com 5.335m de comprimento e largura entre 45 e 50m, totalizando 218.800 mil metros quadrados, possuindo 920 canteiros de plantas e mais de 1700 árvores e palmeiras.
O Jardim é resultado de trabalho de departamentos do meio-ambiente, e é mantido em ótimas condições pela prefeitura de Santos, sendo não só o maior como um dos mais belos do Mundo.

História do Jardim de Santos
Idealizado pelo engenheiro Saturnino de Brito em 1914, o jardim teve a construção de seu primeiro trecho em 1930, iniciando apenas com alguns chapéus de sol em alguns pontos estratégicos. Na década de 50 o jardim ganhou iluminação.
Ao longo dos anos, o jardim foi ganhando novas plantas, novos formatos e se expandindo pela orla da praia. Em 2003 foi colocado a ciclovia, e o jardim ganhou novas formas, dando ao jardim um formato curvilíneo.

Curiosidades
No século 20, a área era ocupada por algumas chácaras, terra batida e muita mata virgem. Nessa época o Centro de Santos e as proximidades agrupavam a grande maioria dos moradores da cidade.
Em 1988 aconteceu uma infestação de ratos que tomou conta da orla, Oswaldo Justo prefeito da época, decidiu utilizar um controle natural para a praga, e colocou gatos que contiveram a infestação. “Tática” que foi repetida em 2004.
Manutenção do Jardim
É preciso de manutenção para manter o jardim belo o ano inteiro, a prefeitura de Santos tem cerca de 25 funcionários responsáveis pela manutenção do jardim dentre eles jardineiros, cortadores de grama e ajudantes gerais e técnicos.
Além da equipe de manutenção tem a equipe da limpeza que mantém o jardim e a areia da praia limpa.